quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A minha adaptação da rotina semanal para quem trabalha fora

Vou contar como tenho adaptado a rotina semanal da Fly Lady e o check list à minha realidade e dividido essas tarefas por dia da semana. Essa é a minha adaptação do sistema, não a forma como ele sugere, é o que eu achei melhor pra minha rotina (tenho dois filhos de 4 e 9 anos, trabalho o dia todo fora de casa, tenho um marido que me ajuda e moro num apartamento pequeno).
Voa fadinha, voa...

Toda segunda eu consigo seguir a rotina semanal Fly Lady, ou seja, é dia de Bênção do lar. A minha é ainda mais básica do que a sugerida, é apenas passar pano, tirar o pó dos móveis e trocar a roupa de cama. Esse é um dia ideal para já ter a janta pronta, bem encaminhada ou fazer um lanche nesse dia, pra não ficar tarde e todos reclamarem. Eu gasto 1 hora e meia na minha bênção do lar resumida (sou muito devagar) então fica difícil fazer a janta do zero e o restante.
Na terça meu foco é lavar o banheiro, lavo a pia, a privada e o piso, passo limpa limo nos azulejos e box e dou uma esfregada, esvazio o lixo e limpo os espelhos, só o básico e que não dá pra esperar pela limpeza da zona. Terça é o dia do mimo no sistema Fly Lady, então aproveito para fazer uma hidratação nos cabelos e máscara de argila no rosto.
Na quarta faço uma limpeza básica da cozinha e também cozinho. Tenho feito um pouco a mais de comida e fazemos uma adaptação ou complemento para variar, mas na quarta eu tenho mesmo de cozinhar. Aproveito minha estadia na cozinha para limpar o fogão, microondas e geladeira, varrer o chão da cozinha e lavanderia.
Na quinta e sexta eu faço só as rotinas diárias e olhe lá. Eu já estou bem cansada nessa altura da semana e não adianta fazer promessa que já se sabe que não será cumprida, então me dedico apenas às rotinas diárias ou pequenas tarefas da zona.
No sábado me dedico a finalizar a zona e as coisas que mais falho durante a semana. Tem algumas tarefas que não dá pra fazer a noite num apartamento (como lavar a janela), então uma parte da limpeza da zona sempre fica pro sábado. Eu dedico uma pequena parte do meu dia, duas horas apenas, estou tentando incluir esses hálitos na minha rotina. Após, faço as unhas, sobrancelha e hidratação. Acaba sendo esporadicamente o dia em que resolvo poucas incumbências, como ir em certas lojas que não abrem de domingo.
O domingo virou o dia da Bênção da família, então tento fazer algum passeio em família. Também é dia de planejar a semana, planejar o cardápio, fazer compras e cozinhar.
Vejam que eu flexibilizei bem o método, pois quando engessamos demais as coisas param de funcionarem, então é melhor se programar para algo que realmente funcione. Algumas mulheres deixam a benção do lar pro fim de semana, mas eu acho que quem trabalha fora merece ter uma folga de verdade, eu deixei ela mais simples e distribui o resto com as tarefas necessárias. O dia das incumbências pode funcionar até certo ponto, como eu resolvo algumas coisas no meu horário de almoço, mas tudo acontece em dia de pagamento, não semanalmente como sugerido pela Fly Lady.
Viu como dá pra seguir os princípios do método mesmo trabalhando fora em período integral? Analise a sua rotina e monte um programa semanal para estar com a casa sempre limpa e organizada.



Veja os outros posts da série Fly lady:
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/07/o-que-o-metodo-de-organizacao-do-lar.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/reflexao-sobre-o-metodo-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/08/rotina-da-manha-fly-lady.html?m=1
 http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-apos-o-trabalho-ou-da-tarde-fly.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-de-antes-de-dormir-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/09/rotina-semanal-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/10/declutter-fly-lady.html?m=1
http://www.artesanatoeorganizacao.blogspot.com.br/2015/10/lista-detalhada-e-limpeza-por-zonas-fly.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário