domingo, 13 de setembro de 2015

Rotina de antes de dormir - Fly Lady

A mentora do Fly Lady considera a rotina de antes de dormir a mais poderosa para dar andamento ao método. Eu também, mas confesso que essa rotina é muitas vezes negligenciada, custando atrasos no dia seguinte. 

A rotina de antes de dormir é bem simples:
  • Lavar a louça: Sempre tem uma louça a ser lavada. Sempre. Mesmo que você tenha acabado de lavar. E existe coisa pior do que acordar atrasado, com a pia cheia de louça, e não conseguir fazer um café por não achar o suporte do filtro de café? Ou se atrasar por ter lavado toda a louça da janta? É uma droga, te tira do eixo, te coloca pra baixo, te deixa irritada com a vida.
  • Ver agenda: Temos de saber o que está agendado para o dia seguinte com antecedência, pra separar a roupa e os documentos e cartões necessários para o dia seguinte.
  • Separar a roupa do dia seguinte: Eu não sei vocês, mas eu levo uma vida inteira procurando uma roupa pra ir trabalhar de manhã. Penso em vestir uma blusa, mas a saia que fica legal não está no guarda-roupa, vou no varal ver se está lá e não está, volto e travo, deito, pego o celular, entro no Facebook e do nada já é hora de sair e nem vestida estou, pegou uma roupa qualquer e não me sinto bem durante o dia. Esses são momentos em que sinto falta de usar uniforme. Mas se eu separo a roupa, deixo no cabide do lado de fora do guarda-roupa, me arrumo super rápido! Economia de tempo, sem o risco de travar, me atrasar e me irritar. Eu tento incluir na rotina de antes de dormir: arrumar as bolsas, fazer a marmita e lancheiras, mas confesso que isso vem sendo um fracasso.
  • Arrumar a bolsa: A bolsa é mais as das crianças (fazer a lancheira, colocar roupas na mochila), mas as vezes temos de incluir coisas na nossa bolsa também. Também é legal pra fazer a marmita de amanhã, eu gosto de fazer quando retiro a mesa do jantar.
  • Escove os dentes e vá para a cama: Aqui eu incluo na minha rotina de cuidados: Tomar banho, escovar os dentes, passar um creme noturno e um hidratante no corpo. Ir dormir numa hora decente é extremamente importante pra garantir uma manhã tranquila. Eu nunca inicio essa rotina antes das 10 horas, então por volta das 11 horas já estou pronta para ir dormir, o que eu considero uma hora razoável.


Essa rotina é um suporte para a manhã, te deixando mais tranquila e facilitando a saída para o trabalho e/ou escola. Pode dar uma preguiça fazer tudo isso a noite, mas uma manhã tranquila e sem atrasos é tudo o que você precisa para ter um dia mais tranquilo e produzir mais! Sem falar no sentimento de dever cumprido ao ir dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário