quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Reflexão sobre o método Fly Lady

Eu estou a uns dois meses aplicando o método Fly Lady na minha vida, ou seja, estou engatinhando. Mesmo novata no método, gostaria de mostrar a minha percepção deste momento.Essa postagem é menos didática que a anterior e fala mais da minha visão do método durante esses dois meses.

O inicio do método é pelos Baby Steps, pra você colocar as rotinas pra funcionar aos poucos e são ideais pra quem não tem muito tempo. Em muitas delas lembrei de coisas que a minha mãe e minha vó diziam: "não deixe a pia dormir com louça suja", "separe a roupa do dia seguinte a noite", "lave a pia assim que escovar os dentes", mas sabe que hoje vejo que elas estão certas?
Os baby steps começam de forma tão simples que nem parece toda essa revolução anunciada. Pode parecer devagar pra quem faz isso com uma faxina de um dia, mas o sucesso do método é manter a casa limpa e organizada sem te deixar exausta. Você vai aos poucos, achando tão pouco o que você faz, mas chega um dia que você olha a sua rotina, olha a sua casa e diz: "hoje não tem nada de hot spots pra recolher, que coisa estranha..." A família percebe que você colocou cada coisa em seu lugar e vê você colocando diariamente as coisas no lugar e começa a não deixar objetos largados pela casa (não é um milagre diário, infelizmente). É algo que com o tempo acontece, mas você é surpreendida quando nota isso.



Assim que as rotinas se tornam automáticas e você ver a diferença em sua casa, fica animada e consegue incluir outras coisas legais na sua rotina. Você começa a ver resultado no Declutter. Você recebe dicas de limpeza do grupo e não sofre tanto, limpando do jeito mais difícil. Varrer fica mais fácil sem aquele móvel inútil que era difícil de arrastar. Sim, você vai se desfazer de algumas coisas e não vai entender o motivo que a levou a adquiri aquilo. Vai entender aquele velho conceito de que menos é mais.
Um momento especial aconteceu quando coloquei os baby steps em prática e comecei a fazer a Benção do lar nas segundas. Eu, que trabalho fora, resisti a abrir mão da minha "faxina" de fim de semana. Mas o grupo e o método falam tanto em deixar o fim de semana livre pra você e pra família, que eu acabei testando: Fiquei sem fazer a faxina no fim de semana pra me obrigar a fazer a benção do lar na segunda. O fim de semana foi legal, com direito a passeio com a família e a segunda exigiu força e determinação, mas o segundo fim de semana livre fez a minha mente produzir e pensar em quantos projetos eu poderia retomar, seguindo essa rotina. A benção do lar na segunda te liberta!!!
Conforme fui concluindo o declutter de cada zona, senti a necessidade de expandir a limpeza pra incluir aquelas limpezas chatinhas de forno, azulejos e janelas. Mas no Fly lady essas limpezas são feitas na limpeza detalhada por zonas, ou seja: Aqueles temíveis trabalhos domésticos serão feitos separadamente e numa frequência maior. E não corre o risco de você esquecer de uma, pois você vai fazer uma lista de tudo e vai fazer durante a semana, aos poucos. Fazendo a limpeza detalhada você nota que fica mais fácil, já que não tem que guardar um monte de coisas que estão fora do lugar. Fiz a minha lista e lá estou, fazendo um pouco por dia.




Outras vantagens do método Fly Lady:
•você tem total liberdade pra fazer as suas rotinas. Tem coisas que não entram nas rotinas sugeridas e que eu acho que preciso agendar com uma frequência maior. O método não consome todo o seu tempo, você consegue incluir tranqüilamente as tarefas que complementam a limpeza da sua casa.
•o método te ensina a dominar esse leão que é o perfeccionismo. Você não precisa fazer tudo ou ser uma viciada em limpeza, você precisa fazer um pouco por dia e criar rotinas de limpeza para manter tudo em ordem.
•o método ensina que você deve se cuidar. Existe o dia do mimo, o dia de renovação espiritual, o habito de se arrumar diariamente, de ser exercitar, se motivar. Quando se inclui isso num método de limpeza e organização do lar, já notamos o carinho com a dona de casa!
•o método inclui a organização de cardápios e refeições, e nos estimula a comer melhor. Criar cardápios define a lista de compras e evita a perda de tempo em sair pra comprar aquilo que faltou.
•o método também cria a rotina de lavanderia, ótima pra quem sofre com a lavagem de roupas da família.
Isso é o que eu sinto com dois meses de Fly Lady.
As minhas dicas pra quem gostou e quer começar são:
1 - Entre no grupo. Siga o conselho da Fly Lady e crie um email só para isso, e tente ler os emails uma vez por dia. Ele é um pouco assustador, tem muitos emails, muitas pessoas, mas tem ótimas dicas, e é uma grande fonte de inspiração.
2 - Comece pelos baby steps. Tente fazer aquilo que é extremamente importante pra limpeza da casa, sem perfeccionismo, mas mantenha os baby steps. Se não conseguir ir em frente com os baby steps, tente colocar os hábitos que ele ensina no seu ritmo, mas sem se perder.
Nas próximas postagens, estou pensando em compartilhar as rotinas que venho seguindo, pois esse começo é mais simples e fácil de colocar em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário